CONCEITO
interligando universos  criativos. 
muito além de representar artista e criativos brasileiros ao redor do mundo, a responsabilidade do arara é possibilitar e viabilizar que ideias evoluam a partir do contraste entre os universos e backgrounds múltiplos existentes na arte e na cultura brasileira. nesse relacionamento existem sempre três olhares sobre a mesma ideia. as marcas que buscam novas interpretações do seu propósito e de suas intenções, os criativos, que oferecem seus conceitos e sua formação como ferramenta para viabilizar novos caminhos e o estúdio arara, responsável por captar esses universos e integra-los em uma nova solução criativa.  a identidade visual do estúdio pretender representar toda essa interação e a multiplicidade de formatos, cores, culturas, estilos e visões por trás desse relacionamento. sendo assim, o presente manual faz-se necessário para uma compreensão correta e gestão eficaz desse sistema gráfico projetado para representar as conexões criativas presentes no arara.​​​​​​​
SÍMBOLO
buscando representar essa dinâmica de relações entre os envolvidos no processo, além do triângulo, que tem em cada de suas pontas uma das partes desse processo, a identidade visual se inspirou nas modulações das cestarias e pinturas dos povos originários do brasil para projetar uma trama múltipla e mutante que corresponde, visualmente, ao processo infinito de ligações possíveis entre o arara, o cliente e o artista. esse grafismo é a base de todo conceito e também permitiu a construção de um desenho étnico que integra símbolo e letras em um só desenho, demonstrando a seinergia buscada pelo arara  em todas as suas relações.

TIPOFRRAFIA
complementando todo o visual léxico composto pelo símbolo e lettering, além da paleta de cores aprofundada a seguir, a trueline “creative connections” –  conexões criativas – amarra o conceito da identidade visual e se torna um elemento gráfico importante. desenhada com a família tipográfica Nizzoli, que também faz parte da tipografia institucional e será vista posteriormente, esse elemento ajuda a traduzir o conceito da identidade, não só pelo ser significado verbal, mas também pelas formas arredondadas e dinâmicas presentes no conjunto de letras. 

transformar o lettering criado para o arara em uma tipografia cria possibilidades infinitas para aplicação da identidade visual e suporte em diversos tipos de peças on e offiline, além disso, uma tipografia customizada permite o reconhecimento dos elementos da marca e sua utilização em diversas escalas, além da das possibilidades tradicionais de um logotipo.

CORES
a multiplicidade de cores é essencial para a compreensão do conceito por trás da identidade visual. essa abordagem gráfica criou uma paleta de 10 cores distintas – combinando matizes,  variações de brilho e saturação –  capazes de representar graficamente toda a pluralidade cultural presente no arara.  para gerir corretamente esses sistema é imprescindível se atentar para composição de cada uma das cores, disponibilizadas no manual na versões Pantone1, RGB, Hexadecimal e CMYK.






Back to Top