Design editorial sempre foi uma das áreas mais apaixonantes para mim dentro do universo do design. Por isso, para tudo e corro toda vez que aparece qualquer trabalho nesse segmento. Capas, livros, revista, zine e afins são um universo rico e cheio de nuances a serem exploradas. Infelizmente, por todo o movimento do mercado, é cada dia mais difícil encontrar clientes nessa área.

No finalzinho de 2018 o pessoal da Soul+FTR me contemplou com um briefing complicado – e complexo – projetar a capa do livro “O Risco no Contrato de Seguro, da autora Luiza Moreira Petersen, para a Editora Roncarati, especializada na área de seguros e literatura técnica.

Apenas com sinopse do livro – ainda em produção – e uma pequena bio da autora, comecei os estudos para tentar entender como ‘vender’ pela capa um assunto tão denso. O caminho escolhido foi utilizar da abstração gráfica e elementos geométricos para insinuar tanto a densidade do tema como as ‘armadilhas’ no Contrato de Seguro.


Apresentei alguns caminhos para a agência editora (última imagem). Depois de algumas idas e vindas, chegamos na capa final, que soma a ideia de movimento e emaranhado de informações sendo direcionados para a captação de conhecimento. Toda a seriedade geométrica foi quebrada com o uso dos tons de lilás, trazendo um pouco de leveza no tratamento do assunto.

Back to Top